O curriculo das escolas brasileiras na decada de 1970: novas perspectivas historiograficas

Beatriz Boclin Marques dos Santos

Resumo


Fundamentado na Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e no Parecer 853/71, este artigo apresenta uma pesquisa historico–documental desenvolvida no Programa de Pos-graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma analise das ideias pedagogicas desenvolvidas ao longo da decada de 1960, sob a influencia dos educadores da Escola Nova, e sua contribuicao para os fundamentos da Reforma Educacional, que incluiu a disciplina no curriculo de 1º e 2° graus de nossas escolas. A partir de uma nova perspectiva historiografica que o distanciamento torna possivel, esta pesquisa constatou que a implantação dos Estudos Sociais no ensino de primeiro grau refletiu um desdobramento da legislação do Conselho Federal de Educação, em vigor desde 1966. A composicao do Conselho na decada de 60, incluindo nomes significativos da Escola Nova no Brasil, veio confirmar que a adocao dos Estudos Sociais como disciplina no curriculo baseou-se em uma questao eminentemente pedagogica.

Palavras-chave


Curriculo; Disciplinas Escolares; Escola Nova; Estudos Sociais

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