Aprendizagem Baseada em Problemas: um metodo de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas

Eli Borochovicius, Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo


O metodo da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como proposito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expoe a situacoes motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. Analisamos o desenvolvimento do metodo no curso de administração de uma universidade do estado de Sao Paulo, especificamente, nas disciplinas de financas, que envolvem conceitos teoricos e matematicos. Utilizamos quatro instrumentos na coleta de dados: analise documental; entrevistas com professores, ex-diretores e o diretor em exercicio; questionario com alunos e observação. Para o presente artigo trazemos informações sobre os pressupostos teoricos do referido metodo, a analise documental e entrevistas com o total de professores do eixo tematico de financas, que trouxeram as suas experiencias de sala de aula. Os resultados obtidos indicam que e necessario o aprimoramento na pratica docente.

Palavras-chave


avaliação; ensino superior; ABP

Referências


ANDRADE, E. N. F.; CUNHA, M. V. Discursos e auditA³rios: anA¡lise retA³rica dos argumentos de Dewey e AristA³teles acerca do homem e do desenvolvimento humano. Revista EducaA§A£o e Cultura ContemporA¢nea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 1-25, 2011.

ATRIE, D. et al. Approaching PBL Practically: a guide for students by students. Michael G. de Groote School of Medicine, 2009. DisponA­vel em: . Acesso: 23 set. 2012.

BRANDA, L. A. A aprendizagem baseada em problemas – o resplendor tA£o brilhante de outros tempos. In: ARAAšJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior. SA£o Paulo: Summus, 2009.

BRIDGES, E. M. Problem based learning for administrators. ERIC Clearinghouse on Educational Management. University of Oregon, 1992.

CALADO, R. D.; SILVA FILHO, O. S. Abordagem PBL utilizando relatA³rio A3 com aplicaA§A£o A disciplina administraA§A£o da cadeia de suprimento. In: SILVA, L. B. de O.; BARCELLOS, A. C. K.; MARCON, G. Br. (Org.). Dilemas da EducaA§A£o no SA©culo XXI: refletindo acerca de metodologias, ensino e pesquisa. SA£o Carlos: Pedro & JoA£o Editores, 2011. p. 77-95.

CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a Escola. PetrA³polis: Vozes, 2000.

CARLINI, A. L. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: Projeto exploratA³rio na A¡rea de relaA§Aµes de consumo. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em EducaA§A£o), PontifA­cia Universidade CatA³lica de SA£o Paulo, SA£o Paulo, 2006.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciAancias humanas e sociais. PetrA³polis: Vozes, 2010.

CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratA©gias de ensino-aprendizado por descoberta na A¡rea da saAºde: a problematizaA§A£o e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de SaAºde PAºblica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, 2004.

DEELMAN, A.; HOEBERIGS, B. A ABP no contexto da universidade de Maastricht. In: ARAAšJO, U. F.; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. SA£o Paulo: Summus, 2009. p. 79-100.

DELISLE, R. How to Use Problem-Based Learning in the Classroom. Alexandria, Virginia: Association for Supervision & Curriculum Deve, 1997.

DEWEY, J. Democracia e EducaA§A£o: introduA§A£o A filosofia da educaA§A£o. 3. ed. SA£o Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

______. ExperiAancia e EducaA§A£o. 2. ed. SA£o Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

______. Vida e EducaA§A£o. 10. ed. SA£o Paulo: Melhoramentos, 1978.

FAZENDA, I. IntegraA§A£o e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? SA£o Paulo: Loyola, 1979.

FLINT, W. J. Problem-based Learning: welcome to the real world: a teaching model for adult learners. Charleston, South Carolina: BookSurge Publishing, 2007.

FONSECA, V. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GARCIA, J. Notas sobre o professor interdisciplinar. EducaA§A£o TemA¡tica Digital, Campinas, v. 5, n. 2, p. 42-57, jun. 2004.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. SA£o Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, D. A. (Org.). DidA¡tica do ensino superior: tA©cnicas e tendAancias. SA£o Paulo: Pioneira, 2000. p. 75-82.

HARGREAVES, A. O ensino como profissA£o paradoxal. PA¡tio: revista pedagA³gica, Porto Alegre, ano 4, n. 16, p. 13-18, fev./abr. 2011.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LEVIN, B. Energizing teacher education and professional development with problem-based learning. ASCD: United States, 2001.

LOURENA‡O, R. S.; PALMA, A. P. T. V. O conflito cognitivo como princA­pio pedagA³gico no processo ensino-aprendizagem nas aulas de educaA§A£o fA­sica. Revista de EducaA§A£o do Cogeime, ano 14, n. 27, dez./2005. p. 43-54.

LUCKESI, C. C. AvaliaA§A£o de aprendizagem: componente do ato pedagA³gico. SA£o Paulo: Cortez, 2011.

MAMEDE, S. Aprendizagem baseada em problemas: caracterA­sticas, processos e racionalidade. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001. p. 25-48.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. TA©cnicas de pesquisa. SA£o Paulo: Atlas, 2007.

MEIRIEU, P. Aprender... Sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

MENNIN, S et al. Position paper on problem-based learning. Education for Health, v. 16, n. 1, p. 98-113, 2003. DisponA­vel em: < http://www.educationforhealth.net/EfHArticleArchive/1357-6283_v16n1s17_713665182.pdf>. Acesso em: 23 set. 2012.

MUNRO, C. R. Mentoring needs and expectations of generation-Y. Human resources practitioners: preparing the next wave of strategic business partners. Journal of Management Research, v. 1, n. 2, 2009.

NEVES, A. C. ReflexAµes sobre o ensino superior de contabilidade e a formaA§A£o do contador. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, p. 18-29, abr. 2006.

PENAFORTE, J. C. John Dewey e as raA­zes filosA³ficas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001. p. 49-78.

PEREIRA, E. M. A. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-aA§A£o na prA¡tica docente. In: GERALDI, C. M. G. et al. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 153-181.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

QUADROS, A. L. et al. A percepA§A£o de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construA§A£o de relaA§Aµes no curso de quA­mica da UFMG. CiAancia e EducaA§A£o, SA£o Paulo, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010.

RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementaA§A£o na educaA§A£o em engenharia na voz dos atores. 2005. 209f. Tese (Doutorado em EducaA§A£o), Universidade Federal de SA£o Carlos, SA£o Carlos, 2005.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizado baseado em problemas. SA£o Carlos: UFSCAR; FundaA§A£o de Apoio Institucional, 2008.

RODRIGUES, M. L. V.; FIGUEIREDO, J. F. C. Aprendizado centrado em problemas. Medicina, RibeirA£o Preto, v. 29, p. 396-402, out./dez. 1996.

RUIZ, J. A. Metodologia CientA­fica: guia para eficiAancia nos estudos. SA£o Paulo: Atlas, 2002.

SALVADOR, C. C. et al. Psicologia da educaA§A£o. Porto Alegre: Artes MA©dicas Sul, 1999.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. SA£o Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SOARES, M. A. AplicaA§A£o do mA©todo de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de CiAancias ContA¡beis: um estudo empA­rico. 2008. DissertaA§A£o (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, AdministraA§A£o e Contabilidade de RibeirA£o Preto, Universidade de SA£o Paulo, RibeirA£o Preto, 2008.

TIBALLI, E. F. A. Pragmatismo, experiAancia e educaA§A£o em John Dewey. PoA§os de Caldas: ANPEd, 2003.

TOMAZ, J. B. O desenho de currA­culo. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001. p. 109-139.

VIANA, M. D. A. O que anseiam os jovens trabalhadores?: valores e expectativas da geraA§A£o Y acerca do trabalho. Rio de Janeiro: PontifA­cia Universidade CatA³lica do Rio de Janeiro, 2011.

YOUNG, M. F. D. O currA­culo do futuro: da nova sociologia da educaA§A£o a uma teoria critica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.

ZABALA, A. A prA¡tica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZUCCO, A. Estilos de mobilizaA§A£o profissional de docentes de cursos de graduaA§A£o em administraA§A£o. SA£o Caetano do Sul: USCS, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.