Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?

Ana Cristina Prado de Oliveira, Andrea Paula de Souza Waldhelm

Resumo


Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.

Palavras-chave


Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola

Referências


ALBERNAZ, A.; FRANCISCO, H.G.; FRANCO, C. Qualidade e Equidade no Ensino Fundamental Brasileiro. Pesquisa e Planejamento EconA´mico, IPEA, Rio de Janeiro, v.23, n. 3, 2002, p. 1-26.

ALVES, M. T. G. e FRANCO, C. A pesquisa em eficA¡cia escolar no Brasil: evidAancias sobre o efeito das escolas e fatores associados A eficA¡cia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, JosA© Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficA¡cia escolar: origem e trajetA³rias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

BARRETO, E.S.S. A avaliaA§A£o na EducaA§A£o BA¡sica entre dois Modelos. EducaA§A£o e Sociedade, ano XXII, n. 75, agosto/2001, p. 48-66.

BONAMINO, A. M. C. CaracterA­sticas da gestA£o escolar promotoras de sucesso. In: POLON, T. L. P.; BONAMINO, A. M. C.; PAES DE CARVALHO, C.; ALVES, F. GestA£o do CurrA­culo e GestA£o e LideranA§a (Col. GestA£o e AvaliaA§A£o da EducaA§A£o PAºblica, vol.3). Juiz de Fora: Editora do CAED, 2012.

BRANDAƒO, Z.; WALDHELM, A.P.S.; FELIPE, L.H.L. Sites escolares: uma nova estratA©gia na construA§A£o da imagem de excelAancia das instituiA§Aµes de ensino? Boletim SOCED, Rio de Janeiro: nº 6, 2008, p. 1-21.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. ConstituiA§A£o da RepAºblica Federativa do Brasil. BrasA­lia: Senado Federal, Centro GrA¡fico, 1988.

BRITO, M. S. T. e COSTA, M. PrA¡ticas e percepA§Aµes docentes e suas relaA§Aµes com o prestA­gio e clima escolar das escolas pAºblicas do municA­pio do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de EducaA§A£o, v. 15, n. 45, p. 500- 510, set./dez. 2010.

BROOKE, N. & SOARES, J. F. Pesquisa em eficA¡cia escolar: origem e trajetA³rias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CURI, A.; MENEZES-FILHO, N. Os efeitos da prA©-escola sobre salA¡rios, escolaridade e proficiAancia. SA£o Paulo: IBMEC, 2006.

FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educaA§A£o: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolaresâ€. Ensaio. Rio de Janeiro, vol. 15, nº 55, abr./jun. 2007, p. 277-298.

HASENBALG, C.; SILVA, N. V. TendAancias de desigualda¬des educacional no Brasil. Dados, Revista de CiAancias Sociais, v .43, n. 3, p. 423-445, 2000.

LEITHWOOD, K. ¿ CA³mo liderar nuestras escuelas? Aportes desde la investigaciA³n. Santiago: Salesianos Impresores, 2009.

MEDEIROS, V. G. de (2007). Clima escolar: um estudo sociolA³gico de uma instituiA§A£o pAºblica de excelAancia. 151 f. DissertaA§A£o (Mestrado em EducaA§A£o Brasileira) - Departamento de EducaA§A£o, PontifA­cia Universidade CatA³lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

MENEZES-FILHO, N. Os determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. SumA¡rio Executivo. 2007. DisponA­vel em http://scholar.google.com.br/scholar. Acesso: 21 de dez. 2012.

OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G.C. Qualidade do ensino: uma nova dimensA£o da luta pelo direito A educaA§A£o. Revista Brasileira de EducaA§A£o. Nº 28, jA¡./fev./mar./abr, 2005, p. 5-23.

PAES DE CARVALHO, C.; CANEDO, M. L.. Estilos de gestA£o em escolas de prestA­gio na cidade do Rio de Janeiro. Boletim SOCED, v. 6, p. 1-30, 2008.

PAES DE CARVALHO, et al. GestA£o e Desempenho Escolar: Um Estudo nas Redes Municipais Da RegiA£o Metropolitana do Rio de Janeiro a Partir dos Resultados da Prova Brasil 2009. III Congresso Ibero-Americano de PolA­tica e AdministraA§A£o da EducaA§A£o. Zaragoza, Espanha, 2012.

POLON, T.. IdentificaA§A£o dos perfis de lideranA§a e caracterA­sticas relacionadas A gestA£o pedagA³gica eficaz nas escolas participantes do Projeto Geres - Estudo Longitudinal - GeraA§A£o escolar 2005 - PA³lo Rio de Janeiro (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: PUC, Departamento de EducaA§A£o, 2009.

RUTTER, M.; MAUGHAN, B.; MORTIMORE, P.; OUSTON, J.; SMITH, A. IntroduA§A£o: estudos anteriores. In: BROOKE, Nigel; SOARES, JosA© Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficA¡cia escolar: origem e trajetA³rias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SAMMONS, P. As caracterA­sticas-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, Nigel; SOARES, JosA© Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficA¡cia escolar: origem e trajetA³rias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SILVA, N. V. e BARBOSA, M.L.O. Desempenho individual e OrganizaA§A£o escolar na realizaA§A£o educacional. Sociologia & Antropologia, v.02.04: p. 159 –184, 2012.

SOARES, J. F. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, SA£o Paulo, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007. DisponA­vel em: . Acesso em 09 jun. 2011.

SOARES, T.M. e TEXIEIRA, L. H. Efeito do Perfil do Diretor na GestA£o Escolar sobre a proficiAancia do Aluno. Estudos em AvaliaA§A£o Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago. 2006, p. 155-186.

SOARES et al. A GestA£o Escolar e o IDEB da Escola. Revista Pesquisa e Debate em EducaA§A£o. v. 1, n. 1, 2011, p. 38-56.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.