Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Andrea Tereza Brito Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização submetidos a diferentes edições do PNLD e como tais mudanças influenciaram na produção e no uso que os professores fazem desse material. Como metodologia, realizamos análise documental de fichas de avaliação e resenhas presentes em guias do PNLD e entrevistas com 24 docentes que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que as mudanças nos livros de alfabetização se relacionam às mudanças nos critérios de avaliação, e que os professores têm usado os livros de alfabetização por meio de diferentes estratégias.


Palavras-chave


PNLD; Livro didático; Alfabetização

Referências


BARDIN, L. Anlise de Contedo. Lisboa: ed. 70, 1977.

BATISTA, A. G. Um objeto varivel e instvel: textos, impressos e livros didticos. In: ABREU, M. (org.). Leitura, Histria, Histria da Leitura. Campinas, So Paulo: Mercado das Letras, 1999.

BATISTA, A. G., ROJO, R., ZIGA, N. C. Produzindo livros didticos em tempos de mudana (1999-2002). In VAL, M. G. C.. MARCUSCHI, B. (orgs) Livros didticos de Lngua Portuguesa: Letramento e Cidadanis. Belo Horizonte: Autntica/CEALE, 2005.

BREGUNCI, M. G. C. e SILVA, C. R. Avaliao de livros didticos por professores de alfabetizao e lngua portuguesa e subsdios para o programa nacional de livros didticos. Anais da 25 Reunio Anual da ANPED. Caxambu/MG, 2002.

CASTANHEIRA, M. L. e EVANGELISTA, A. A. M. Processos de Escolha. Recebimento e uso de Livros Didticos nas Escolas Pblicas do pas. Anais da 25 Reunio Anual da ANPED. Caxambu/MG, 2002

FERREIRO, E. e TEBEROSKY, A. A psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1984.

FREITAG, B., COSTA, W. F. e MOTTA, V. R. M. O Livro didtico em Questo. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

MEC. Guia do Livro Didtico/PNLD 2001. Braslia: MEC, 2000.

MEC. Guia do Livro Didtico/PNLD 2004. Braslia: MEC, 2003.

MEC. Guia do Livro Didtico/PNLD 2007. Braslia: MEC, 2006.

MEC. Guia do Livro Didtico/PNLD 2010. Braslia: MEC, 2009.

MEC. Guia do Livro Didtico/PNLD 2013. Braslia: MEC, 2012.

MORAIS, A. e ALBUQUERQUE, E. B. C. Novos livros de alfabetizao - novas dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabtica. In: 14o InPLA - Intercmbio de Pesquisas em Lingustica Aplicada. So Paulo, 2004.

ROJO, R. e BATISTA, A. G. Apresentao cultura da escrita e livro escolar: propostas para o letramento das camadas populares no Brasil. IN: ROJO, R. e BATISTA, A. G. (orgs.). Livro didtico de lngua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

SILVA, C. S. R. Formas de uso dos novos livros de alfabetizao: por que os professores preferem os mtodos tradicionais?. In: VAL, M. G. e MARCUSCHI, B. (orgs.). Livros Didticos de Lngua Portuguesa: letramento e cidadania. 1 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2005.

SOARES, M. Letramento e alfabetizao: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educao. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.