Entre o discurso e a prática docente: interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae)

Suzana dos Santos GOMES, Alex de Oliveira Fernandes

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Avaliação Educacional; Avaliação Externa; Ensino Médio

Referências


AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200002

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, DF: Liberlivro, 2005.

BALL, S. J. Reformar escolas/reformar professores e os territórios da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.1 5, n. 2, 2002.

BARBOSA, L. C. M. O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações para gestores escolares e professores: o caso das escolas públicas de Formiga. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

BARRETO, E. S. S. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. In: BAUER, A.; GATTI, B. A. (orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. v. 2, p. 101-116.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRAGANÇA JUNIOR, A. O Estado e as políticas educacionais do Governo Aécio Neves (2003-2010): uma análise a partir da reforma do Ensino Médio mineiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

BROOKE, N.; ALVES, M. T. G.; OLIVEIRA, L. K. M. (orgs.). A avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

BROOKE, N; CUNHA, M. A. A. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. In. FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos e pesquisas educacionais. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011. v. 2.

FERNANDES, A. O. O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) em Minas Gerais: interfaces pedagógicas entre práticas avaliativas e currículo de História no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.19, n. 2, p. 21-50, 2006.

FREITAS, L. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2014.

FRITSCH, R. et al. Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 543-567, jul./set. 2019. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701306

GOMES, S. S. Um olhar sobre as práticas de avaliação na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2014.

GOMES, S. S.; MELO, S. D. G. Políticas de avaliação e gestão educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p.1199-1216, out./dez. 2018. https://doi.org/10.1590/2175-623688386

GOMIDE, M. A. G. O uso das avaliações do PAAE no primeiro ano do ensino médio nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino e Uberlândia – MG. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, [s. l.], n. 140, p. 1-55, Jun. 1932. Disponível em: https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MATTOS, L.; SIMÕES, M.; MATTOS, T. PAAE: uma política que articula avaliação e currículo para a melhoria da educação básica. In: CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 27., Porto, 2014. Anais [...] Goiânia: ANPAE, 2014. Disponível em http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/LuciaMattos_GT1_integral.pdf. Acesso em: 14 ago. 2014.

MELO, S. D. G.; CIRILO, P. R; PINTO, S. N. S. O ensino médio e o trabalho docente: características de Minas Gerais. Poiésis, Tubarão, v. 10, n. 17, p. 102-129, jan./jun. 2016. https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016102-129

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Simave, 2008. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/politica-de-privacidade/page/15115-simave. Acesso em: 07 jun. 2016.

NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.

OLIVEIRA, D. A. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 1, p. 17-35, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 maio 2018.

QUEIROZ, E. M. A utilização do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) nas escolas estaduais de Passos: Reflexões sobre avaliação diagnóstica do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

SIMAVE 2013: Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública. Juiz de Fora: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, v. 3, jan./dez. 2013. Disponível em: http://www.simave.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/07/SIMAVE-RS-MR-AMOSTRAL-WEB2.pdf. Acesso em 07 jun. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002801613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.