Violencias escolares: que aprendemos para a formação de professores?

Adriana Lira, Candido Alberto Gomes

Resumo


Considerando fundamental o papel dos docentes para superar as violencias escolares, esta pesquisa identíficou como adolescentes percebem as acoes dos seus professores. Trata-se de uma investigação qualitativa, por meio de imersao numa escola com anos finais do ensino fundamental da periferia de Brasilia, capital do Brasil. Realizaram-se analise documental, observação e entrevistas individuais semiestruturadas, alem de grupos focais. Os resultados apontam para o uso de metodologias pouco compativeis com as aspiracoes adolescentes de autonomia e protagonismo, com excesso de exposicao oral e copias. As relacoes impessoais dos professores com os alunos, aliadas às dificuldades de lidar com conflitos na sala de aula, contribuem para violencias e indisciplina surgirem e se agravarem. Dai fluem propostas para alterar a formação docente.


Palavras-chave


Violencia escolar; Indisciplina; Adolescentes; Ensino fundamental; Formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601574

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