Avaliar a lideranca em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competencias

Artur Marecos Parreira, Maria Helena de Aguiar Pereira e Pestana, Paulo F. Oliveira

Resumo


Este estudo valida um teste de lideranca, baseado em um modelo complexo de habilidades de lideranca, como uma ferramenta útil para avaliar a competencia educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo especifico do estudo foi estabelecer as normas e os criterios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Policia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da lideranca, em um ambiente educacional, visando a lideranca como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da lideranca como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Policia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competencia para a eficácia da lideranca foram validos e confiaveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos especificos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competencias exigido pelos contextos educacionais.


Palavras-chave


Teste de lideranca; Modo gestao de pilotagem; Modo lideranca de pilotagem; Competencias educacionais; Lideranca transformacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601559

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