Efetividade da educação no trabalho em um programa de saúde: uma estrategia para a formação profissional e a aprendizagem ao longo da vida

Maria da Graca Munareto Rodrigues, Maria de Lourdes Drachler, Jussara Munareto, Jose Carlos de Carvalho Leite

Resumo


Estudo transversal investigou a efetividade do programa de educação pelo trabalho para a saúde em uma universidade federal brasileira, enviando questionario a 553 participantes ativos e egressos (participação 80,5%). Medias de aproximadamente 3,00 para clareza do proposito, adequação do processo e impacto (escala de zero a 4,00) indicaram que o programa foi em grande parte efetivo. A clareza do proposito foi maior entre preceptores e tutores comparados a alunos. O impacto foi maior entre alunos comparada à educação permanente de preceptores e tutores e para o sexo feminino. Capacitar preceptores e tutores para a educação pelo trabalho no sistema único de saúde podera avancar a efetividade do programa.


Palavras-chave


Educação; Aprendizagem; Educação em saúde

Referências


BATISTA, S. H. S. et al. Education in health: reflections from the Pro-Health and PET-Health Programs. Interface (Botucatu), v. 19, Supl. 1, p. 743-52, 2015. https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0996

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Glossrio temtico: gesto do trabalho e da educao na sade. 2. ed. Braslia, DF, 2013.

BRASIL. Ministrio da Sade. Relatrio final. In: CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1986. Relatrio final. 1986 Disponvel em: http://portal.sade.gov.br/portal/arquivos/pdf/8_CNS_Relatrio% 20Final.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2018.

BUFFON, M. D. C. M. et al. Contribution of the PET-Health program to UFPRs Dentistry area in consolidating the national curriculum guidelines and the Unified Health System (SUS) in the cities of Curitiba and Colombo-PR. Revista da ABENO, v. 11, n. 1, p. 9-15, jan./jun. 2011.

CALDAS, J. B. et al. Students views of the Educational Program for Health Work. Revista Brasileira de Educao Mdica, v. 36, n. 1 supl. 2, p. 33-41, jan./mar. 2012. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300006

CARVALHO, D. D.; BOAS, C. A. V. Neurocincias e formao de professores: reflexos na educao e economia. Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas em Educao, v. 26, n. 98, p. 231-47, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601120

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadriltero da formao para a rea da sade: ensino, gesto, ateno e controle social. Physis, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004. https://doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004

CHAVES, L. D. P.; TANAKA, O. Y. Nurses and the assessment in health system management. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 5, p. 1274-8, out. 2012. https://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000500033

CHIAPPE, A.; RODRIGUEZ, L. P. Anlise de aprendizagem na educao do sculo XXI: uma reviso. Ensaio: Avaliao e Polticas Pblicas em Educao, v. 25, n. 97, p. 971-91, oct./dec. 2017. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002501211

CYRINO, E. G., et al. Teaching and research in the family health strategy: the Educational Program for Health Work at the Botucatu School of Medicine/UNESP. Revista Brasileira de Educao Mdica, v. 36, n. 1, p. 92-101, jan./mar. 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000200013

FA, J. M., et al. A integrao ensino-servio em Odontologia no Brasil. Revista da ABENO, v. 16, n. 3, p. 07-18, jul./set. 2016.

FALKENBERG, M. B.; Mendes, T. D. P. L.; Moreas, E. P. D.; Souza, E. M. D. Educao em sade e educao na sade: conceitos e implicaes para a sade coletiva. Cincia e Sade Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-52, mar. 2014. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

FENTAHUN, N.; MOLLA, A. Determinants of and opportunities for continuing education among health care professionals in public health care institutions in Jimma township, Southwest Ethiopia. Advances in Medical Education and Practice, v. 3, p. 89-96, Sep. 2012. https://doi.org/10.2147/AMEP.S35289

FERRAZ, L. The Educational Program for Health Work (PET-Sade) and its dialogue with the Pr-Sade Program based on research: a case report. Revista Brasileira de Educao Mdica, v. 36, n. 1 supl. 1, p. 166-71, jan./mar. 2012. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200023

FONSCA, G. S.; JUNQUEIRA, S. R. The Education Program of Work for Health of the University of So Paulo (capital campus): the viewpoint of the tutors. Cincia & Sade Coletiva, v. 19, n. 4, p. 1151-62, Apr. 2014.https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.00192013

FORTUNA, C. M. ET AL. Movimentos de educao permanente em sade desencadeados pelo treinamento de facilitadores. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 2, p. 411-20, mar./abr. 2011. https://doi.org/10.1590 / S0104-11692011000200025.

GUSMO, R. C.; CECCIM, R. B.; DRACHLER, M. D. L. Thematizing the impact of health work on education: opening drawers, enunciating questions, and writing. Interface (Botucatu), v. 19, p. 695-707, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0830

HORTON, S. et al. Development and preliminary validation of a measure for assessing staff perspectives on the quality of clinical group supervision. International Journal of Language & Communication Disorders, v. 43, n. 2, p. 126-34, Mar./Apr. 2008. https://doi.org/10.1080/13682820701380031

LIMA, P. A. D. B.; ROZENDO, C. A. Challenges and opportunities in the Pro-PET-Health preceptorship. Interface (Botucatu), v. 19, supl. 1, p. 779-91, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0542

PEREIRA, S. C. L. et al. PET-Health monitors perceptions regarding their education and interdisciplinary teamwork. Interface (Botucatu), v. 19, supl. 1, p. 869-78, 2015. https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0840

PIZZINATO, A. et al. Integration between learning and health services as a strategy for professional training in the Unified Health System. Revista Brasileira de Educacao Medica, v. 36, n. 1 supl. 2, p. 170-77, jan./mar. 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000300025

RODRIGUES, A. A. A. D. O. et al. Processo de interacao ensino, servico e comunidade: a experiencia de um PET-Sade. Revista Brasileira de Educacao Medica, v. 36, n. 1, p. 184-192, jan./mar. 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000300027

SCHERER, M. D. A.; MARINO, S. R. A.; RAMOS, F. R. S. Rupturas e resolucoes no modelo de atencao sade: reflexoes sobre a estrategia sade da familia com base nas categorias kuhnianas. Interface (Botucatu), v. 9, n. 16, p. 53-66, 2005. https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000100005.

SILVA, R. H. A. D.; SCAPIN, L. T.; BATISTA, N. A. Avaliacao da formacao Interprofissional no ensino superior em sade: aspectos da colaboracao e do trabalho em equipe. Avaliacao (Campinas), v. 16, n. 1, p. 167-84, 2011. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100009

SOUZA, P. L. et al. Projetos PET-Sade e Educando para a Sade: construindo saberes e praticas. Revista Brasileira de Educacao Medica, v. 36, n. 1 supl. 1, p. 172-7, jan./mar. 2012. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200024

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS. Pro-reitoria de Graduacao. Programa de Educacao Mentorial da UFRGS. Porto Alegre, 2016. [ Links ]

VENDRUSCOLO, C.; PRADO, M. L. D.; KLEBA, M. E. Teaching-service integration within the National Professional Health Education Reorientation Program. Ciencia & Sade Coletiva, v. 21, n. 9, p. 2949-60, set. 2016. https://doi.org/10.1590/1413-81232015219.12742015




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601550

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.