Egressos: um olhar sobre as trajetorias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos

Marcia Moraes, Bruno Galasso, Ricardo Janoario, Dirceu Esdras

Resumo


O presente estudo trata do percurso de egressos(as) do curso de graduação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estudo procurou analisar o tipo de resultado profissional e academico que o curso em tela produz. Nesse sentido, um dos objetivos da pesquisa foi o de relacionar o curso e a vida academica com a empregabilidade no mercado de trabalho. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionario online (Libras e Portugues), composto por perguntas multiopcionais e dissertativas, direcionado a 41 egressos graduados em Pedagogia, titulados no periodo entre 2009 e 2016. Os resultados mostraram a predominância de ouvintes, mulheres, de cor parda e idade media de 37 anos, com renda mensal de 3 a 4 salarios minimos. A analise dos dados evidencia que mais de 90% dos(as) egressos(as) atribuiram conceito bom ou otimo ao curso de graduação concluido no INES. Na analise de conteúdo, foram consideradas 12 categorias de maior insatisfação dos egressos e, dentre elas, a mais comentada foi “curriculo”. Outros aspectos igualmente comentados, mas com menor frequencia, foram: inclusao de disciplinas de Libras, qualidade docente, disciplina da area da surdez, estagio e produção de materiais didaticos.


Palavras-chave


Egressos; Formação educacional; Atuação profissional; Surdo; Carreira

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601546

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