Educação transdisciplinar: formando em competencias para o bem viver

Javier Collado Ruano, Mario Madroñero Morillo, Freddy Javier Alvarez Gonzalez

Resumo


O objetivo deste ensaio e pesquisar as diferentes dimensoes formativas que os docentes do seculo XXI precisam potenciar para transformar a sua realidade socioecologica, com o fim de repensar as politicas públicas educativas do Equador. Primeiro abordam-se as conceicoes epistemologicas da educação transdisciplinar: a autoformação, a heteroformação, a ecoformação e a ontoformação. Depois se complementa com os saberes ancestrais absolutos e alter-nativos. Como resultado, as ciencias da educação para o bem viver emergem como uma praxis pedagogica transformadora no nivel ontologico, etico, estetico, politico e científico. Em conclusao, o artigo integra um dialogo inter-epistemologico que combina uma ecologia de saberes para a articulação de uma educação para o bom viver que seja emancipadora, conscientizadora e sensibilizadora.


Palavras-chave


Educação; Politicas Públicas; Transdisciplinaridade; Epistemologia; Diversidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601487

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