O ensino das Ciencias Sociais: um diagnostico a partir das memorias, reflexoes e expectativas de professores do ensino primario em formação inicial

Olga Moreno-Fernandez

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar as concepcoes apresentadas por professores do ensino primario da Espanha em formação inicial, sobre as Ciencias Sociais e seu ensino e aprendizagem, a partir de suas memorias, reflexoes e expectativas. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, envolvendo uma amostra de 240 participantes, que responderam a um questionario contendo sete questoes abertas. Os resultados indicam que ainda prevalece uma metodologia tradicional, em que os professores tem um papel ativo e os estudantes, passivo, sendo o trabalho em sala de aula orientado pelo livro didatico e o sucesso em uma avaliação final. Quanto ao conteúdo, a Historia relaciona-se com a teoria e a Geografia, com a pratica. Apesar da influencia que continua tendo esse modelo tradicional, os professores em formação inicial afirmam nao querer reproduzir o modelo que vivenciaram como alunos pois consideram que ha outras maneiras de ensinar, mais condizentes com as necessidades sociais atuais.


Palavras-chave


Professores em formação inicial; ensino Fundamental; Ciencias Sociais; Reflexao critica

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601452

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