Interlocuções e discursos de legitimação em EaD

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Daniel Felipe Jacobi

Resumo


O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de um trabalho de abordagem hermenêutica, com o objetivo de compreender e dialogar com as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD, em teses defendidas no período de 2012 a 2015. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional.


Palavras-chave


Teses; Educação; Tecnologias; EaD

Referências


ALMEIDA , M. E. B . Formação de professores a distância: avaliação e perspectivas . In: Reunião Nacional da ANPEd, 37 ., 2015 , Florianópolis . Anais… Florianópolis, SC : UFSC , 2015 . p. 1 - 17 .

ALMEIDA JUNIOR , A. et al . Parecer CFE Nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965 . Revista Brasileira de Educação , Rio de Janeiro , n. 30 , p. 162 - 73 , set./dez . 2005 . https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014

ASSUMPÇÃO , G. S. ; CASTRO , A. C. ; CHRISPINO , A. Políticas públicas em educação superior a distância: um estudo sobre a experiência do consórcio Cederj . Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro , v. 26 , n. 99 , p. 445 - 70 , jun . 2018 . https://doi.org/10.1590/s0104-403620180026000938

BARROS , J. N. S. Democracia e utopia na sociedade do conhecimento: reflexões sobre a educação a distância. 2014 . 227 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo , São Paulo, SP , 2014 .

BRASIL . Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional . Diário Oficial União , 26 maio 2017 .

CARVALHO , J. S. Educação cidadã a distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire. 2015 . 211 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo , São Paulo, SP , 2015 .

CONTE , E. ; HABOWSKI , A. C. ; RIOS , M. B. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação , Araraquara , v. 14 , n. 1 , p. 31 - 45 , jan./mar . 2019 . https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11110

FASSIN , D. Another politics of life is possible . Theory, Culture and Society , London , v. 26 , n. 5 , p. 44 - 60 , 2009 . https://doi.org/10.1177/0263276409106349

FREIRE , P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa . 6 . ed. São Paulo, SP : Paz e Terra , 1996 .

FREIRE , P. Pedagogia do oprimido . 17 . ed. Rio de Janeiro, RJ : Paz e Terra , 1987 .

GADAMER , H. G. Verdade e método II: complementos e índice . Petrópolis, RJ : Vozes , 2002 .

GALASSO , B. J. B. Do ensino em linha ao ensino online: perspectivas para a educação online baseada na mediação professor-aluno. 2013 . 206 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo , São Paulo, SP , 2013 .

HABERMAS , J. Direito e democracia: entre facticidade e validade . Rio de Janeiro, RJ : Tempo Brasileiro , 1997 .

MARCHISOTTI , G. G. ; OLIVEIRA , F. B. ; LUKOSEVICIUS , A. P. The social representation of distance education from a brazilian perspective . Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro , v. 25 , n. 96 , p. 743 - 69 , set . 2017 . https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500860

MIRANDA , M. C. G. Formação de pedagogos em serviço a distância: representações de professores/aprendentes do curso de pedagogia a distância da UFPB virtual. 2012 . 248 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal da Paraíba , João Pessoa, PB , 2012 .

PASQUALLI , R. Trajetórias de saberes: a formação e a prática dos professores dos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. 2013 , 305 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre, RS , 2013 .

PEREZ , S. M. Ingressantes na licenciatura em pedagogia do sistema UAB/Ufscar: quem são, o que pensam e aprendizagens iniciais. 2013 . 290 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de São Carlos , São Carlos, SP , 2013 .

SHOR , I. ; FREIRE , P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor . Rio de Janeiro, RJ : Paz e Terra , 1986 .

VALLE , L. ; BOHADANA , E. A. B. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online . Educação & Sociedade , Campinas , v. 33 , n. 121 , p. 973 - 84 , out./dez . 2012 . https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400003




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701365

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.