DISCURSOS DE LEGITIMACAO EM EAD: PROBLEMATICAS E DESAFIOS

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Daniel Felipe Jacobi

Resumo


O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa hermenêutica com o objetivo de compreender as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional. 


Palavras-chave


Teses; Educação; Tecnologias; EaD

Referências


ALMEIDA, Maria E. B. de. Formação de Professores a Distância: avaliação e perspectivas. In: Anais... 37ª Reunião Nacional da ANPEd, de 04 a 08 de outubro de 2015. UFSC – Florianópolis, 2015, p. 1-17.

ASSUMPÇÃO, Georgia de Souza; CASTRO, Alexandre de Carvalho; CHRISPINO, Álvaro. Políticas Públicas em Educação Superior a Distância – Um estudo sobre a experiência do Consórcio Cederj. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 445-470, jun. 2018.

BARROS, Joy Nunes da Silva. Democracia e utopia na sociedade do conhecimento: reflexões sobre a educação a distância. 2014. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação cidadã a distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire. 2015. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; RIOS, Míriam Benites. Ressonâncias das tecnologias digitais na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 31-45, jan./mar. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALASSO, B. J. B. Do ensino em linha ao ensino online: Perspectivas para a educação online baseada na mediação professor-aluno. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Tradução F. B. Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães; OLIVEIRA, Fátima Bayma de; LUKOSEVICIUS, Alessandro Prudêncio. The social representation of distance education from a Brazilian perspective. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, n. 96, p. 743-769, set. 2017.

MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. Formação de pedagogos em serviço a distância: representações de professores/aprendentes do curso de pedagogia a distância da UFPB virtual. 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

PASQUALLI, Roberta. Trajetórias de saberes: a formação e a prática dos professores dos cursos de Licenciatura a distância em Ciências Naturais e Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. 2013, 305f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PEREZ, Silvia Maria. Ingressantes na licenciatura em pedagogia do sistema UAB/UFSCAR: quem são, o que pensam e aprendizagens iniciais. 2013. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.