Rede regionais para acreditação e avaliação da qualidade da educação superior

Margareth Guerra dos Santos, Denise Leite

Resumo


A criação de espaços de cooperação, integração e colaboração em matéria de Educação Superior tornou-se um fato de alcance global. Ao início do século 21, destacam-se os espaços das redes internacionais voltadas para acreditação e avaliação da qualidade da Educação Superior. Neste artigo, toma-se esse tema em sua perspectiva regional introduzindo ENLACES - Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior e as redes RIACES - Rede Iberoamericana para a Qualidade da Educação Superior, e a RANA - Rede de Agências Nacionais de Acreditação do Mercosul. No artigo, discutem-se esses movimentos de redes e suas lógicas, à procura de esclarecimento sobre as relações que estabelecem e as influências que produzem sobre as políticas públicas de Educação Superior.


Palavras-chave


Redes; Acreditação; Avaliação; Educação Superior; América Latina; ENLACES; RIACES; RANA

Referências


CARVALHO, A. P. Democracia, Estado, Desenvolvimento e Conflitos sociais: trilha analtica para pensar o Brasil contemporneo na civilizao do capital. Conferncia: Democracia, Desenvolvimento e Conflitos Sociais. So Luiz/MA, 2015.

DIAS SOBRINHO, Jos. Dilemas da educao superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? So Paulo, Casa do Psiclogo, 2005.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliao e internacionalizao da Educao Superior: Quo Vadis Amrica Latina. Revista Avaliao da Educao Superior, Campinas/SP, Universidade de Sorocaba, v.17, n.3, p.763-785, nov.,2012.

NEWMAN, M. E. J. The structure of scientific collaboration networks. PNAS, January 16, 2001 u vol. 98 no. 2, P. 404-409, 2001.

SANTOS, M. G.. As Redes de Agncias de Avaliao da Qualidade e Acreditao da Educao Superior na Amrica Latina: RANA e RIACES. Porto Alegre: UFRGS,2010. Dissertao (Mestrado em Educao), Faculdade de Educao, Programa de Ps-graduao em Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A Gramtica do Tempo: para uma nova cultura poltica. So Paulo/SP: Cortez,2008.

SPELLER, Paulo. Prefcio. Frum latino-americano de educao superior. So Carlos, Pixel, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002701357

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.