Multiculturalismo e formação de professores: dimensoes, possibilidades e desafios na contemporaneidade

Ana Ivenicki

Resumo


O presente texto constitui-se em ensaio, a partir de conferencia proferida sobre o multiculturalismo, entendido como um conjunto de respostas à diversidade cultural e desafio a preconceitos, no campo educacional. Defende e desenvolve tres argumentos centrais, a saber: o multiculturalismo nao deve ser tratado como um adendo ao curriculo ou perspectiva reduzida a projetos extracurriculares; e relevante considerar modos pelos quais a construção curricular poderia articular a perspectiva multicultural aos diferentes campos de saber e disciplinas que constituem o curriculo de formação de professores; e, a partir da visao de articulação do curriculo e da pesquisa, concebida pelo olhar do multiculturalismo, que acreditamos que a formação inicial e continuada de professores pode ser incrementada, em uma visao transformadora.


Palavras-chave


Multiculturalismo; Formação de professores; Curriculo

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601186

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