Qualidade na educação superior: uma revisao teorica da evolução conceitual no campo da educação superior

Mario Cesar Barreto Moraes, Guilherme Felipe Kalnin

Resumo


Este artigo se propoe a discorrer sobre algumas das principais definicoes de qualidade aplicadas à educação superior a partir dos anos 1990, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar o dissenso presente no tema e dispor de uma definicao da “qualidade” em relação à educação. Para alcancar tais objetivos, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por um estudo bibliografico de diversas fontes, principalmente artigos científicos sobre o tema da qualidade na educação superior. Como resultado, constatou-se uma composicao multidimensional de qualidade que aborda tanto caracteristicas instrumentais, presentes em fatores objetivos e regulatorios, quanto substantivas, pautadas em elementos subjetivos e simbolicos, quando aplicada na educação superior. Tambem foram observadas diferencas paradigmaticas entre as abordagens brasileiras e estrangeiras, apresentando a qualidade uma enfase teorica no contexto brasileiro e uma abordagem pratica no contexto estrangeiro.


Palavras-chave


Qualidade; Educação; Qualidade na Educação Superior; Revisao da Literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601114

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