Uso de indicadores para diagnostico situacional de Instituicoes de Ensino Superior

Wagner Bandeira Andriola, Adriana Castro Araújo

Resumo


O texto da relevo ao uso de indicadores educacionais como modo de se obter diagnostico de Instituicoes de Ensino Superior (IES). Para tal, ilustra o uso de tres indicadores internacionais (Scimago Institutions Ranking – SIR, QS World University Rankings – QS WUR, Ranking Mundial de Universidades na Web) que fornecem informações relevantes acerca da pesquisa cientifica, da produção intelectual, da colaboração internacional, da reputação institucional, do perfil docente, do impacto na web das producoes intelectuais, dentre outros, proporcionando, assim, diagnostico de uma IES, bem como analises comparativas frente a outras instituicoes internacionais. Os principais resultados do estudo efetivado em IES brasileira, entre 2011 e 2015, indicam: aumento da produção cientifica dos pesquisadores (indicador SIR) e da produção intelectual de excelencia (indicador WEB); maior visibilidade institucional atraves da internet (indicador WEB), aumento da reputação academica institucional (indicador QS-WUR); diminuicao da colaboração internacional entre grupos de pesquisa (indicador SIR); diminuicao da proporcao de docentes estrangeiros (indicador QS-WUR).


Palavras-chave


Indicadores educacionais, Educação Superior; Avaliação institucional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601062

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