Educação Comparada Brasil–Espanha: Estado da Arte 1990–2014

Donaldo Bello de Souza, Neusa Chaves Batista

Resumo


Em que pesem as múltiplas definicoes sobre o que e um Estado da Arte, e possivel considera-lo como um estudo de carater bibliografico, voltado para uma especie de avaliação quantitativa e qualitativa sobre o conhecimento produzido em certo campo do conhecimento científico e academico. Assim, o presente artigo visa à elaboração de um estudo do genero sobre Educação Comparada Brasil–Espanha, cobrindo o periodo 1990–2014. Em termos metodologicos, examina as referencias selecionadas a partir de cinco unidades de analise de comparacoes, a saber, entre: Politicas de Educação, Modos de Aprender, Tempos, Curriculos e entre Organizacoes Educativas. Postula que os estudos enfocados exemplificam a multiplicidade de tematicas e enfoques teoricos e metodologicos que marcam o campo da Educação Comparada, nao havendo consensos em relação aos movimentos de aproximação ou distanciamento entre as realidades e questoes educacionais tomadas por alvo de estudo.


Palavras-chave


Educação comparada; Estado da arte; Metodos comparativos; Brasil-Espanha

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601046

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