Eventos: "EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO TARDIO PROJETO DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL NO SÉCULO XX ÀS CONTRADIÇÕES, INCERTEZAS E ESPERANÇAS NESTE SÉCULO".

Colóquios em Ensaio -    04/04/19

IX Edição - Fundação Cesgranrio                                                

RIVO GIANINI DE ARAUJO - Palestrante

Resumo:

A educação no Brasil tem sido ao longo dos tempos um processo complexo e descontinuado, através de políticas públicas nem sempre sintonizadas com a realidade cultural, social e econômica requeridas pela nossa sociedade. Somente a partir dos anos 30 foi que o movimento revolucionário provocou uma série de mudanças  sob o ponto de vista político, econômico e social no País.
Na educação, foi do Movimento pela sua reestruturação que surgiu, tardiamente, a  proposta de  estabelecer em lei diretrizes e bases para a educação nacional, cujo projeto perpassou um longo debate levando cerca de dezessete anos para ser aprovado. Como o presente sempre dialoga com o passado, torna-se pertinente, através de reflexões e debates, a análise desse processo, revisitando as políticas públicas posteriores sobre o nosso sistema educacional, avaliando suas contradições, acertos e esperanças neste século. A expectativa é oportunizar a estudiosos e interessados neste tema a dar sua contribuição à educação que pretendemos, de caráter transformador, visando uma nação materialmente desenvolvida para todos.

Mediadora: Fátima Cunha