Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ISSN 0104-4036 versão impressa

ISSN 1809-4465 versão eletrônica

  

1.   A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

 

2.       Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação.

 

3.       A revista Ensaio só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da Internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa científica na área de Educação.

 

4.       Os originais deverão ser enviados à revista através do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio no endereço http://revistas.cesgranrio.org.br.

4.1.    Para a realizar a submissão, é necessário, antes, que o autor se cadastre no portal de revistas.
Durante o cadastro deve-se observar os campos obrigatórios marcados com ‘*’.
O periódico Ensaio permite 1 autor, e no máximo 3 coautores, totalizando quatro pessoas.

Obs.: Embora o campo ORCID não apresente o ‘*’, seu preenchimento é obrigatório.
O mesmo aplica-se aos campos: resumo, palavras-chave, resumo da biografia e Filiação Institucional, no registro do artigo (metadados).

Para obter o número de registro ORCID, gratuitamente, acesse http://orcid.org/.


5.       Formatação do Artigo

5.1.    O manuscrito deverá ter, no máximo, 7.000 palavras incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. O arquivo deverá estar no formato ‘.doc’ ou ‘.docx’, obedecendo às seguintes formatações:

fonte Times New Roman, tamanho 12;

alinhamento justificado;

espaçamento entre linhas de 1,5;

referências bibliográficas, com alinhamento à esquerda e espaçamento entre linhas simples;

títulos e seções não deverão ter fontes ou atributos diferentes.

 

5.2.    O título, resumo e palavras-chave deverão preceder o artigo e serem apresentados em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Resumo + palavras-chave não deverão ultrapassar 1.000 caracteres, excluindo-se os espaços, e deverão ser diagramados com espaçamento entre linhas simples.

Obs.: A responsabilidade pela tradução do título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira é exclusivamente do autor.

5.3.    No caso de pesquisas financiadas: a instituição financiadora deverá ser mencionada no campo Agências de fomento na página de metadados do artigo (durante seu cadastramento no sistema), e em nota de rodapé.

5.4.    As notas de rodapé deverão ser numeradas sequencialmente.

5.5.    O uso do itálico fica reservado apenas às palavras e expressões estrangeiras.

6.       Referências

6.1.    As referências devem, necessariamente, ter atualidade, relevância e pertinência. Não serão aceitos artigos com excessivo número de citações.

6.2.    As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, e inseridas nos metadados (passo 3 da submissão de artigos – no portal), e obedecer às normas da Associação Brasileira Normas Técnicas (NBR 6023/2002).

Devem ser listadas, em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto.

Abaixo, exemplos das referências:

COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. Local: Editora, data. (Série)

CRUZ, A. C.; PEROTA, M. L. L. R. Título. nº da edição. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR et al. (mais de três autores). Título. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título do capítulo: subtítulo. In: SOUZA, J. C. (Org.). Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final (opcional).

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Título. Local: Editora, data.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título do artigo. Nome do periódico, local de publicação, números do volume, do fascículo, páginas inicial-final do artigo, mês/ano.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título do trabalho: subtítulo. In: TITULO DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Anais... (as reticências substituem as informações já contidas no título do evento). Local da publicação: Editora, data da publicação.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título. Data da defesa. nº de folhas/páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) - Nome da instituição, local, data.

BRASIL. Medida Provisória nº ..., data completa. Ementa (se possível). Título da publicação, local, data. Dados complementares da publicação.

COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. [S.I.], 1999. Disponível em: <http://www.nome.br>. Acesso em: 9 ago. 2004.

6.3.    Autocitações devem ser limitadas a duas. No caso de artigo em coautoria, ainda deverá ser observado que o total de citações não exceda 10%. 

6.4.    As tabelas, quadros, gráficos, mapas e imagens deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados; serem numerados e, quando for o caso, o direito de reprodução que lhes correspondem.

7.       Avaliação do artigo

Os artigos enviados são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área.

 

Os artigos serão enviados aos pareceristas, através do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Ensaio, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.

 

7.1.    Pedido de reformulação

Após a avaliação, o autor recebe os pareceres emitidos, que podem solicitar alterações ou adaptações, sempre visando ao aprimoramento do texto.

O artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em, no máximo, 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação.

O texto deverá estar com as modificações realçadas com a cor amarela.

7.2.    O editor reservar-se-á o direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo, bem como, no que diz respeito à publicação, a palavra final é do(a) editor(a).

7.3.    Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista fará uma comunicação com o autor através da página do processo editorial (na aba Avaliação) e arquivará o artigo, não se obrigando a devolver os originais enviados.

 

8.       Textos que proporcionem uma visão ampla de um tema poderão ser publicados na seção Página Aberta. Nesse caso, os textos devem obedecer ao limite de 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos (itens 5, 6 e 7) para, então, passar à avaliação.

9.       A revista Ensaio não se responsabiliza pelos conceitos emitidos, nem pelo conteúdo das ideias em artigos assinados.

10.   A política de direito de resposta encoraja comentários a artigos publicados na revista Ensaio. Quando o comentário é aceito para ser publicado, o editor deve informar o (a) autor (a) do artigo. Caso o autor envie uma resposta ao comentário, o editor reservará um espaço específico da revista para os comentários e para a resposta. A resposta deve aparecer na mesma edição do comentário.

11.   Direitos autorais

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Fundação Cesgranrio. A revista Ensaio adota a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional do tipo 'atribuição - uso não comercial', também conhecida por CC-BY-NC que estabelece a seguinte regra:

 

“Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença”.

Disponível em:  http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

Acesso em: 3 de março de 2016.

 

12.   Publicado o texto, o autor recebe cinco exemplares do número no qual consta seu artigo. Os artigos assinados refletem as opiniões de seus autores e não as da Editoria, do Conselho da revista, ou da Fundação Cesgranrio.

 

Os trabalhos serão divulgados nas formas impressa e eletrônica.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível e estão válidas.
  4. O texto possui espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Times New Roman no tamanho de 12-pontos; alinhamento justificado para o texto e à esquerda para as referências, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O título, resumo e palavras-chave do artigo estão aprtesentados em três idiomas (português, inglês e espanhol), contém até cinco palavras-chave e não ultrapassou 1.000 caracteres, incluindo os espaços, e está apresentado com diagramação em espaço simples.
 

Declaração de Direito Autoral

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Fundação Cesgranrio. Ficará subentendido o aceite do termo de cessão o ato de envio à revista, portanto, é obrigatório selecionar a caixa de seleção de Declaração de Direito Autoral. A não-marcação da mesma implicará no impedimento de envio de artigo. Sobretudo, pede-se que se tenha certeza ao marcar este item a fim de evitar um posterior desacordo com a "Declaração de Direito Autoral". Para artigos com mais de uma autoria deverá ser informada a ordem de apresentação dos autores, a revista aceita artigos no máximo com quatro autores. A Revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em matéria assinada a que dê publicação. Após análise e apreciação do artigo, caso o mesmo não seja aceito para publicação, a revista não se sente obrigada a devolver originais enviados para apresentação, nem se responsabiliza pelo conteúdo das idéias e artigos assinados.

Política de Acesso Aberto (Open Access Policy)

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação utiliza o modelo open access (acesso aberto) de publicação e é, portanto, livre para qualquer pessoa ler e baixar, e para copiar e divulgar para fins educacionais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.