Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1) A revista Ensaio: Avaliacao e Politicas Públicas em Educacao tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educacao, tendo como tematica questoes sobre avaliacao e politicas públicas em educacao, resultantes de pesquisas, estudos teoricos e ensaios. 2) Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicacao. 3) A revista ENSAIO so aceita colaboracoes ineditas, podendo os artigos ser apresentados em portugues, ingles ou espanhol. Entende-se que um artigo e inedito quando nao foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminarios, em espacos virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgacao de trabalhos cientificos e academicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na area de educacao.

 

Políticas de Seção

Nota da Editora

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Politica padrao de secao

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pagina Aberta

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em Sintese

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informes e Participacoes

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Preito

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documentos e Relatorios

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A imparcialidade, uma das caracteristicas basicas da revista Ensaio, tem por proposito evitar conflito potencial de interesse. A apreciacao dos textos enviados se processa em dois momentos: primeiramente e feita a apreciacao pelo Comite Editorial, que examina a adequacao do trabalho à linha editorial da Revista. A seguir, o texto e encaminhado a, pelo menos, dois especialistas, que devem pronunciar-se por escrito, emitindo pareceres sobre a conveniencia ou nao de sua aceitacao. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestoes de alteracoes, acrescimos ou adaptacoes necessarias ao aprimoramento do texto examinado (que deverao ser efetuados segundo a concordância do autor), com vista à possivel publicacao. Os autores deverao acompanhar o processo editorial atraves do site da revista. Nele e possivel observar os pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas e os nomes dos autores permanecerao às cegas (em sigilo), garantindo a imparcialidade no julgamento dos criterios de aceitacao.

 

Política de Acesso Livre

Ensaio: Avaliacao e Politicas Públicas em Educacao utiliza o modelo open access (acesso aberto) de publicacao e e, portanto, livre para qualquer pessoa ler e baixar, e para copiar e divulgar para fins educacionais.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservacao e restauracao. Saiba mais...