Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1) A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e ensaios. 2) Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação. 3) A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa científica na área de educação.

 

Políticas de Seção

Nota da Editora

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Página Aberta

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em Síntese

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informes e Participações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Preito

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documentos e Relatórios

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A imparcialidade, uma das características básicas da revista Ensaio, tem por propósito evitar conflito potencial de interesse. A apreciação dos textos enviados se processa em dois momentos: primeiramente é feita a apreciação pelo Comitê Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da Revista. A seguir, o texto é encaminhado a, pelo menos, dois especialistas, que devem pronunciar-se por escrito, emitindo pareceres sobre a conveniência ou não de sua aceitação. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado (que deverão ser efetuados segundo a concordância do autor), com vista à possível publicação. Os autores deverão acompanhar o processo editorial através do site da revista. Nele é possível observar os pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas e os nomes dos autores permanecerão às cegas (em sigilo), garantindo a imparcialidade no julgamento dos critérios de aceitação.

 

Política de Acesso Livre

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação utiliza o modelo open access (acesso aberto) de publicação e é, portanto, livre para qualquer pessoa ler e baixar, e para copiar e divulgar para fins educacionais.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

  • BBE - Bibliografi a Brasileira de Educação (Brasília, INEP)
  • CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
  • DOAJ - Directory of Open Accsess Journals
  • Educ@ - Periódicos online de Educação
  • EDUBASE - Base de Dados da Faculdade de Educação (Campinas/SP, UNICAMP)
  • LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científi cas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
  • Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)
  • Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal http://www.redalyc.org
  • SciELO Brasil - Scientifi c Electronic Library Online (a partir de agosto de 2005) http://www.scielo.br ISSN 1809-4465
  • SIBE - Sistema de Informações Bibliográfi cas em Educação (Brasília, INEP)
  • SCOPUS